Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



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    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



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    Caderno de apresentação

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    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

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  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



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    RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Resultado da seleção em anexo

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    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

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    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







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    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






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Notícias

Leitura na Biblioteca.

02.09.2020


O terceiro encontro de formação do grupo Mediadores de Leitura na Escola e na Biblioteca, ocorreu no dia 25/08, com a presença de 35 pessoas, entre membros do grupo e convidados. Todas as 13 bibliotecas comunitárias envolvidas no projeto estiveram representadas, assim como a equipe CEEL. Para essa atividade formativa, recebemos o professor Rildo Cosson, que fez uma exposição e debateu com o grupo questões sobre Leitura e letramento literário na biblioteca.
Rildo Cosson tem sido uma referência importante nos estudos e formações desenvolvidos pelo nosso grupo e nesse encontro ele nos possibilitou uma discussão de suma importância sobre a Leitura como uma prática cultural, que representa uma operação complexa e um processo cumulativo de experiências e exercícios de construção de sentidos.
Foi particularmente interessante a discussão por ele apresentada em torno das modalidades da leitura, destacando dimensões que precisamos valorizar nas práticas de mediação de leitura, quais sejam: o silêncio, que inclui a leitura dos olhos e a leitura interior; a voz, abarcando a leitura para o outro e com o outro; a memória, representa a leitura do afeto e a interação, traduzida na participação, no comentário e na análise.
Rildo Cosson nos instigou a pensar sobre a construção de sentidos pelo leitor e nos possibilitou a discussão sobre o cuidado para não roubarmos o lugar do leitor nas situações de mediação de leitura. Destacamos a seguir a fala de Rildo Cosson sobre essa questão:
O caráter humanizador da literatura é porque ela nos transforma em sujeitos da linguagem. Com a literatura sou mais humano porque vou fazer a linguagem se desdobrar sobre si mesma. Isso me coloca na posição de sujeito. Na mediação é preciso ter cuidado para não roubar o lugar de sujeito do leitor.
O encontro foi muito dinâmico e interativo e os participantes puderam destacar aspectos relacionados às situações de mediação de leitura nas bibliotecas comunitárias e desafios enfrentados em tais práticas:
A ideia de que a leitura pode contribuir para o bem estar é sem dúvida tão antiga quanto a crença de que pode ser perigosa e nefasta (Ailton Guerra, Biblioteca do Poço)
Gostei da afirmação do professor quando definiu a leitura como prática humana, com todas as suas nuanças.O que está sempre implicado é o conteúdo da leitura (Vania Silva, Biblioteca do Poço)
Literatura é uma porta para acessar outros direitos, por isso a mediação é um ato político. (Stephano Santana, Biblioteca Educ Guri)
Uma vez li com um grupo na biblioteca o poema Contranarciso, de Paulo Leminski. Me surpreendi com a experiência porque as pessoas construíram várias outras leituras e isso me chamou a atenção para a importância também da oralidade na leitura. (Juca Tigre, Biblioteca do Peró)
A literatura contribui para construir sua história. O direito à leitura não é para nós, de periferias e comunidades. É uma conquista para quem não teve oportunidades na escola. Eu fui avançando na leitura. Sou um leitor em formação. (Reginaldo Pereira, Biblioteca Caranguejo Tabaiares)
Rildo Cosson terminou sua apresentação com o pensamento abaixo, que muito bem sintetiza a essência de nossas concepções enquanto grupo que estuda e trabalha com a democratização do acesso à leitura literária e a formação de leitores:
A leitura é parte constitutiva das pessoas. Não surpreende, portanto, que a leitura seja a metáfora básica quando se procura definir aquilo que é verdadeiramente humano.
Rildo Cosson






Acessibilidade em Bibliotecas Escolares.

18.08.2020


A equipe do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca realizou, nos meses de julho e agosto de 2020, dois encontros de formação tendo como tema a Acessibilidade e Inclusão em bibliotecas comunitárias. Os encontros foram coordenados pelas professoras Wilma Pastor e Rafaella Asfora, integrantes da equipe do projeto e membros do CEEL. O debate girou em torno das questões sobre o que diz a legislação a respeito do acesso à literatura por todas as pessoas; as dimensões da acessibilidade X as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência; as estratégias usadas na mediação de leitura para torná-la acessível e inclusiva.
Contando com a participação de coordenadores de bibliotecas comunitárias, mediadores de leitura e equipe CEEL, os encontros fazem parte da proposta de autoformação do grupo e tiveram uma avaliação muito positiva de todos os participantes, inclusive com alguns desdobramentos previstos, quais sejam:
1. Repensar as produções de mediação/comunicação em tempos de pandemia, para garantir acessibilidade.
2. Assessoria das formadoras do CEEL às bibliotecas buscando maior acessibilidade.
3. Oficinas com a equipe do Centro de Estudos Inclusivos (CEI), pós pandemia, para tratar da inclusão de pessoas com deficiência.
Com a realização desses encontros, a temática da inclusão ganha mais destaque na pauta das bibliotecas comunitárias e na qualificação de suas mediações de leitura.






VII Seminário de Estudos de Educação e Linguagem Leitura.

Leitura e escrita como direito e prática para liberdade e igualdade dos povos23.03.2020

O VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem é um evento promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) e acontecerá dos dias 28 a 30 de julho de 2020, na Universidade Federal de Pernambuco, tendo, nesta edição, o tema “Leitura e escrita como direito e prática para liberdade e igualdade dos povos”. O evento busca congregar profissionais da educação e áreas afins, pesquisadoras e pesquisadores, autoras e autores, editores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e culturais vinculados a projetos de formação de leitores.
Diferentes atividades farão parte do evento, como: palestras, mesas redondas, oficinas de jogos e sequências didáticas, comunicações de pesquisa, apresentação de relatos de experiência, rodas de leitura, lançamentos e exposições de livros, encontro com escritores, saraus poéticos, sessões de vídeos e ações culturais.

Período de inscrição na modalidade ouvinte: 27 de março até 24 de abril (ou até as vagas serem preenchidas).

As inscrições serão gratuitas e realizadas na modalidade de ouvinte no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqmhys8eRpPA4JoTwdIc8GjWzEyOgf5B-8tcwg65wFs_woOQ/viewform

Informações importantes:
• A participação nas atividades simultâneas durante o evento obedecerá a lotação máxima das salas, de acordo com a ordem de chegada dos participantes.
• Todas as pessoas que submeterem trabalhos para apresentação precisarão realizar a inscrição para ouvinte. Dessa forma, garantirá o recebimento de certificado. O evento não garante, porém, nenhum material adicional.
• Os profissionais de escolas públicas que tenham sido inscritos pela Secretaria de Educação não devem fazer nova inscrição como ouvintes.
• As inscrições para submissão de apresentação de “Relato de experiência” serão realizadas diretamente pelas Secretarias de Educação e só poderão se inscrever nesta modalidade profissionais que tenham sido inscritos como ouvintes pelas Secretarias de Educação.
• As inscrições para apresentação de “Comunicação de pesquisa” devem ser realizadas segundo as orientações descritas adiante neste documento.
• Lembramos que o correto preenchimento do formulário é de responsabilidade dos inscritos.


ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISA

As comunicações de pesquisa deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: iiseminarioceel@hotmail.com no período de 27/03 a 24/04/2020.

Os trabalhos serão submetidos na forma de Resumo Expandido e devem estar voltados para um dos seguintes eixos temáticos:
EIXOS TEMÁTICOS
1- Leitura e escrita na escola e em espaços não escolares
2- Leitura, escrita em territórios interculturais
3- Leitura, escrita e primeira infância
4- Produção de leitura para jovens e adultos
5- Formação do professor leitor
6- Leitura, escrita e inclusão
7- Bibliotecas comunitárias e formação de leitores
8- Políticas de alfabetização

Serão permitidas, no máximo, duas submissões de trabalho por participante. Se o participante enviar duas propostas de trabalho, seu nome deverá constar em uma proposta como autor principal; e em outra, como coautor. As Comunicações de Pesquisa deverão ter no máximo três autores.

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DOS TRABALHOS
As Comunicações de Pesquisa serão apresentadas no formato de Resumo Expandido, com extensão entre 10 a 15 mil caracteres com espaços, incluindo: introdução, referencial teórico, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências.
Os trabalhos deverão cumprir as seguintes regras de formatação:
• Digitação em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm, com corpo do texto justificado e com margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm, com dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4), devendo ser salvo em PDF;
• São obrigatórios os seguintes elementos pré-textuais: título, autores, filiação institucional e eixo temático escolhido para o trabalho;
• O título e subtítulo do texto devem ser destacados em negrito, em letras maiúsculas, fonte 12 e centralizado;
• A autoria deve ser indicada após o título do trabalho e a afiliação institucional deve constar abaixo do nome do(s) autor(es), ambos alinhados à direita;
• O eixo temático escolhido deve estar em letras maiúsculas, alinhadas à esquerda;
• As citações com mais de três linhas devem aparecer com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte 11, espaçamento simples e sem aspas;
• No caso de citações, as referências aos autores devem obedecer ao modelo “Sobrenome do autor, data e página”;
• As referências devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023/2000);
• As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e inseridas ao longo do artigo, como notas de rodapé;
• Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto, sendo numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. As imagens utilizadas nos resumos deverão respeitar a legislação vigente de direitos autorais.

Informações importantes para o autor:
• Os textos que estiverem fora do modelo proposto acima não serão acolhidos e submetidos à apreciação do Comitê Científico;
• Os trabalhos serão avaliados por pareceristas indicados pelo Comitê Científico do VII Seminário do CEEL;
• Os trabalhos aceitos receberão uma comunicação por e-mail até dia 22/06/2020.
• Em cada sessão serão apresentadas 04 (quatro) Comunicações de Pesquisa (20 minutos para cada apresentação) com 30-40 minutos de discussão.
Total de trabalhos a serem apresentados no VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem: 20 Comunicações de Pesquisa.






Equipe do projeto Mediadores de Leitura inicia trabalho junto às bibliotecas escolares de Camaragibe.

18.03.2020


Equipe do projeto Mediadores de Leitura inicia trabalho junto às bibliotecas escolares de Camaragibe.
As onze escolas da rede municipal de Camaragibe que têm bibliotecas em funcionamento terão seus espaços requalificados, com o apoio de uma equipe do projeto Mediadores de Leitura na escola e na biblioteca. A ação iniciada hoje, dia 12 de março de 2020, terá como foco intervir na ambientação das bibliotecas escolares, para que elas possam realizar, de modo mais qualificado, mediações de leitura e outras atividades voltadas à formação de leitores. Contando com uma equipe composta por 5 educadoras do CEEL, 5 gestores e mediadores de leitura da Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Multicultural Nascedouro, Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares e 2 técnicos da Secretaria de Educação de Camaragibe, a expectativa é que se realizem mutirões de requalificação das bibliotecas nos próximos dois meses.
Numa reunião realizada na sede da Secretaria de Educação de Camaragibe, 20 gestores e escolares, juntamente com a equipe de assessores, iniciaram o planejamento dessa intervenção, que certamente contribuirá para fortalecer projetos de leitura que ocorrem nesses espaços escolares.






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