Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Resultado da seleção em anexo
Número de vagas:
4 bolsistas
Período de duração da bolsa:
Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
Carga Horária:
A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.
Maiores informações no Edital em anexo
O VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem é um evento promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) e acontecerá dos dias 28 a 30 de julho de 2020, na Universidade Federal de Pernambuco, tendo, nesta edição, o tema “Leitura e escrita como direito e prática para liberdade e igualdade dos povos”. O evento busca congregar profissionais da educação e áreas afins, pesquisadoras e pesquisadores, autoras e autores, editores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e culturais vinculados a projetos de formação de leitores.
Diferentes atividades farão parte do evento, como: palestras, mesas redondas, oficinas de jogos e sequências didáticas, comunicações de pesquisa, apresentação de relatos de experiência, rodas de leitura, lançamentos e exposições de livros, encontro com escritores, saraus poéticos, sessões de vídeos e ações culturais.
Período de inscrição na modalidade ouvinte: 27 de março até 24 de abril (ou até as vagas serem preenchidas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas na modalidade de ouvinte no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqmhys8eRpPA4JoTwdIc8GjWzEyOgf5B-8tcwg65wFs_woOQ/viewform
Informações importantes:
• A participação nas atividades simultâneas durante o evento obedecerá a lotação máxima das salas, de acordo com a ordem de chegada dos participantes.
• Todas as pessoas que submeterem trabalhos para apresentação precisarão realizar a inscrição para ouvinte. Dessa forma, garantirá o recebimento de certificado. O evento não garante, porém, nenhum material adicional.
• Os profissionais de escolas públicas que tenham sido inscritos pela Secretaria de Educação não devem fazer nova inscrição como ouvintes.
• As inscrições para submissão de apresentação de “Relato de experiência” serão realizadas diretamente pelas Secretarias de Educação e só poderão se inscrever nesta modalidade profissionais que tenham sido inscritos como ouvintes pelas Secretarias de Educação.
• As inscrições para apresentação de “Comunicação de pesquisa” devem ser realizadas segundo as orientações descritas adiante neste documento.
• Lembramos que o correto preenchimento do formulário é de responsabilidade dos inscritos.
ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE PESQUISA
As comunicações de pesquisa deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: iiseminarioceel@hotmail.com no período de 27/03 a 24/04/2020.
Os trabalhos serão submetidos na forma de Resumo Expandido e devem estar voltados para um dos seguintes eixos temáticos:
EIXOS TEMÁTICOS
1- Leitura e escrita na escola e em espaços não escolares
2- Leitura, escrita em territórios interculturais
3- Leitura, escrita e primeira infância
4- Produção de leitura para jovens e adultos
5- Formação do professor leitor
6- Leitura, escrita e inclusão
7- Bibliotecas comunitárias e formação de leitores
8- Políticas de alfabetização
Serão permitidas, no máximo, duas submissões de trabalho por participante. Se o participante enviar duas propostas de trabalho, seu nome deverá constar em uma proposta como autor principal; e em outra, como coautor. As Comunicações de Pesquisa deverão ter no máximo três autores.
ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DOS TRABALHOS
As Comunicações de Pesquisa serão apresentadas no formato de Resumo Expandido, com extensão entre 10 a 15 mil caracteres com espaços, incluindo: introdução, referencial teórico, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências.
Os trabalhos deverão cumprir as seguintes regras de formatação:
• Digitação em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm, com corpo do texto justificado e com margens laterais, inferior e superior de 2,5 cm, com dimensões da página de 21,0 x 29,7 cm (A4), devendo ser salvo em PDF;
• São obrigatórios os seguintes elementos pré-textuais: título, autores, filiação institucional e eixo temático escolhido para o trabalho;
• O título e subtítulo do texto devem ser destacados em negrito, em letras maiúsculas, fonte 12 e centralizado;
• A autoria deve ser indicada após o título do trabalho e a afiliação institucional deve constar abaixo do nome do(s) autor(es), ambos alinhados à direita;
• O eixo temático escolhido deve estar em letras maiúsculas, alinhadas à esquerda;
• As citações com mais de três linhas devem aparecer com recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte 11, espaçamento simples e sem aspas;
• No caso de citações, as referências aos autores devem obedecer ao modelo “Sobrenome do autor, data e página”;
• As referências devem ser digitadas ao final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (NBR-6023/2000);
• As notas, quando necessárias, devem ser numeradas sequencialmente e inseridas ao longo do artigo, como notas de rodapé;
• Tabelas, quadros ou outras ilustrações devem fazer parte do corpo do texto, sendo numerados, titulados corretamente e com indicação das respectivas fontes. As imagens utilizadas nos resumos deverão respeitar a legislação vigente de direitos autorais.
Informações importantes para o autor:
• Os textos que estiverem fora do modelo proposto acima não serão acolhidos e submetidos à apreciação do Comitê Científico;
• Os trabalhos serão avaliados por pareceristas indicados pelo Comitê Científico do VII Seminário do CEEL;
• Os trabalhos aceitos receberão uma comunicação por e-mail até dia 22/06/2020.
• Em cada sessão serão apresentadas 04 (quatro) Comunicações de Pesquisa (20 minutos para cada apresentação) com 30-40 minutos de discussão.
Total de trabalhos a serem apresentados no VII Seminário de Estudos em Educação e Linguagem: 20 Comunicações de Pesquisa.
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