Programas de formação de professores da educação básica.
Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.
PROCESSO SELETIVO
Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
Mediadores - Aprovados:
Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
Isamar Martins de Santana - 15 pontos
Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
Mauro Silva de Souza - 11 pontos
Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...
Conheça os critérios de participação dos cursos.
Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..
O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.
Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.
A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.
Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.
No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.
Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.
Resultado da seleção em anexo
Número de vagas:
4 bolsistas
Período de duração da bolsa:
Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
Carga Horária:
A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.
Maiores informações no Edital em anexo
PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Beatriz de Barros de Melo e Silva
Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
Maria Helena Santos Dubeux
PLANO DE TRABALHO PARA COORDENAÇÃO GERAL DO CEEL/UFPE (2018-2019)
Este Plano de Trabalho tem por objetivo apresentar aos integrantes do CEEL nossa proposta de trabalho para coordenação geral do CEEL/UFPE (2018-2019).
1. Composição da Chapa
Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
Beatriz de Barros de Melo e Silva
Mestre em História pela UFPE. Doutora em Educação pela Universidad del Mar - Chile. Professora aposentada do Colégio de Aplicação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
Lúcia Maria de Andrade da Silva Caraúbas
Doutora em Educação pela UFPE. Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
Maria Helena Santos Dubeux
Mestre em Psicologia pela UFPE. Professora aposentada do Departamento de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco.
2. Proposta de Trabalho
O Centro de Estudos em Educação e Linguagem atua, desde 2004, na realização de atividades voltadas para a melhoria da Educação Básica, e para tanto estabelece parcerias com o Ministério da Educação e Secretarias de Educação. Paralelamente àsações de formação continuada de professoresda Educação Básica, o CEEL também realizatrabalhos voltados para a formação inicial de professores, por meio da inserção de alunos de graduação nos diferentes projetos e na oferta de vagas em seminários organizados pelo Centro. A qualificação de profissionais com perfil para a formaçao continuada dos professores também tem sido objeto de atenção, por meio de um acompanhamento sistemático da equipe que integra o CEEL.
A articulação entre pesquisa, ensino e extensão tem sido o eixo central da equipe que compõe o CEEL. A produção de material bibliográfico, a avaliação de materiais didáticos, a avaliação permanente das ações e os planejamentos coletivos dos cursos de formação de professores têm constituído ações ricas de reflexão teórica e socialização de saberes.
O CEEL também atua no apoio a iniciativas da sociedade civil, como é o caso da Rede de Bibliotecas Comunitárias (RELEITURA) da RMR e promove, regularmente, encontros de divulgação de sua produção acadêmica e de troca de experiências entre educadores (formais e não formais), a exemplo da realização bienal dos Seminários em Educação e Linguagem.
Para a gestão do período de 2018-2019, pretendemos, ao assumirmos a coordenaçao do CEEL, dar continuidade às ações que priorizaram a Educaçao Pública atendendo aos princípios acima elencados.
Buscaremos, também, além de consolidar as ações que vem sendo realizadas, buscar alternativas para novas ações que dinamizem as experiências do CEEL.
Dando continuidade ao que já foi proposto e executado na gestão 2016-2017, algumas metas são estabelecidas para o período 2018 – 2019:
2.1. Fortalecera equipe do CEEL e a gestão colegiada e participativa do grupo
Em 2018-2019 as ações já desenvolvidas pela coordenação anterior no sentido de fortalecer a equipe CEEL serão fortalecidas, seguindo o que está em vigor conforme o regimento interno aprovado em 2009.
Realizaremos reuniões sistemáticas para planejar, acompanhar e avaliar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos segmentos que constituem o Centro. Serão, ainda, convocadas reuniões da coordenaçao geral e pessoal técnico-administrativo; reuniões com os integrantes do Conselho Deliberativo; reuniões com os alunos de graduação bolsistas e voluntários e pessoal técnico-administrativo e, reuniões com todos os associados.
Por meio de processos seletivos públicos, recrutaremos novos membros para a equipe, sempre que necessário e seguindo o estabelecido no regimento interno.
2.2. Promover ações para discussão / socialização / articulação /desenvolvimentode projetos de pesquisa
Atualmente a equipe do CEEL coordena pesquisa vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização e membros da equipe realizam diversos estudos no campo da Educação e Linguagem. Propomos criar estratégias para dar mais visibilibilidade e apoio aos grupos de pesquisa atualmente em andamento e estimular a criação de novos grupos.
Para incrementar a socialização dessas pesquisas e articulação com outros pesquisadores, propomo-nos a organizar uma agenda de palestras durante os anos de 2018 e 2019.
A coordenação deve atuar no sentido de apoiar, sempre que possível, a participação de seus membros em eventos científicos de divulgação da produção acadêmica vinculada ao CEEL. Em 2019, deverá ser realizado o IV Seminário de divulgação das pesquisas do grupo.
2.3. Estimular as atividades de publicação
Continuaremos a realizar ações para estimular a organização de obras a serem publicadas com reflexões oriundas das atividades de pesquisa e extensão do CEEL.
Além da promoção de atividades para produção de novas publicações, serão discutidas alternativas para revisão/ampliação dos materiais didáticos para formação docente produzidos pelo Centro.
Garantir a periodicidade das produções eletrônicasdo CEEL é outra meta para o período. Empreender esforços para qualificar essas produções.
2.4. Favorecer a continuidade dos projetos que já estão em andamento
Por meio da articulação com os coordenadores dos projetos, buscaremos propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento dos projetos em andamento.
2.5. Estabelecer novas parcerias
Continuaremos com a participação no Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, na busca de estreitar as relações com os sistemas que já desenvolvem parceriais com o CEEL, e construir novas parcerias.
As articulações com o Ministério da Educação, as Secretarias de Educação e a UNDIME também serão mantidas e ampliadas, buscando-se participar ativamente das ações no cenário nacional, estadual e municipal.
Além disso, buscaremos em editais lançados em órgãos de fomento a captação de recursos para manutenção das ações permanentes da equipe.
2.6. Manutenção do “Portal Educativo” do CEEL
O Portal Educativo tem sido hoje uma ferramenta necessária para o trabalho no Centro. Por meio dele são realizadas inscrições / acompanhamentos dos cursos promovidos pelo Centro, divulgação de ações do CEEL e o intercâmbio com professores, secretarias de educação e outros centros de ensino, pesquisa e extensão.
Para complementar as funções do Portal, buscar-se-á retomar e consolidar os grupos virtuais de discussão, articulados aos cursos de formação de professores oferecidos pelo Centro.
Este plano de ação será apresentado ao Conselho Deliberativo e poderá sofrer alterações visando assegurar o fortalecimento das ações colegiadas do grupo.
Em 31 de julho de 2018.
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