Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Resultado da seleção em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

I Feira de Leitura Ação Cultural e Extensão Comunitária

25.08.2014


A I Feira de Leitura Ação Cultural e Extensão Comunitária, promovida pelo Centro de Eduação (UFPE), através do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), em parceria com a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Recife (RELEITURA) e apoio da PROEXT e da Secretaria da Juventude e Qualificação Profissional.
O objetivo geral da I Feira é promover um amplo debate sobre a democratização do acesso ao livro e à leitura e propiciar o intercâmbio de práticas de mediação de leitura entre agentes que integram as cadeias produtiva, criativa e mediadora do livro e da leitura. É também uma oportunidade para que se constitua, no Centro de Educação, uma comunidade de leitura e de mobilização em torno da literatura.
Conforme seguiu na mensagem enviada à ASCOM, a Feira vai acontecer durante os dias 18 e 19 de setembro de 2014, nos 03 turnos - manhã, tarde e noite. O horário é de 8h até 21h30. As atividades acontecerão nas áreas internas e externas do Centro de Educação, com a instalação de tendas e palco na área externa. A feira é aberta a um amplo público: alunos, professores e funcionários da Universidade, de outras instituições de ensino, público, das bibliotecas públicas e comunitárias e de escolas próximas da UFPE. A participação é gratuita e não precisa ser feita inscrição.

No dia 18/09, a partir de 8h., a programação é inciada com o recebimento de livros para trocas - escambo. Essas trocas acontecerão durante os dias e horários da feira.

Às 9h30, no auditório do CE, ocorrerá a abertura da feira, com a participação da PROEXT, direção do CE, CEEL, Bibliotecas comunitárias e a Secretaria da Juventude de Recife.

As atividades vão ocorrer nos dois dias, com atividades paralelas que constam de: a) oferta de 09 oficinas de mediação de leitura, em salas do CE, realizadas por mediadores de leitura de bibliotecas comunitárias das RMR, com conteúdos bem diversificados:"O sussuro poético", "Ler para escrever", "A morte e o diabo na literatura infantil, "Mediação de livros de imagens", "Confeçãoe livros de tecido" e outras.. (as inscrições serão feitas nos dias e no local da feira);b) mesas de conversas e debates, no auditório do CE, com a participação de
convidados sobre temáticas diversas - a democratização da produção literária (cadeia produtiva, criativa e mediadora) e a política de leitura em PE (sucessos, entraves e desafios); c) eventos culturais diversos (nos ambientes internos e externos): apresentações de violeiros, contadores de história, apresentação de cordelistas, leitura de contos, sussuro poético, música (O baile dos seres imaginários, orquestra de frevo do CAC e outras), telão, com apresentação de curtas; d) comercialização de livros com a participação de editoras.

No dia 19/09, a feira será encerrada, com uma conversa/palestra com o escritor Ronaldo Correia de Brito, 19h30, no auditório do CE, sobre a produção literária e suas repercussões na formação do sujeito.



https://www.facebook.com/feiradeleituradoce2014/photos_stream


III Seminário Escrita Docente e Discente

22.08.2014


O III Seminário Escrita Docente e Discente a ser realizado entre 18 e 20 de setembro de 2014, na ×Universidade Federal do Rio de ×Janeiro, no campus da ×Praia Vermelha, reúne, como nas edições anteriores, pesquisadores de outras instituições com quem temos mantido ações colaborativas: UNICAMP, USP, UFF, UNESP.

Este III Seminário representa a culminância de um processo de pesquisa-formação. Por um lado, apresenta resultados do trabalho de quatro anos (2011-2014) e, poroutro, inaugura um novo momento de duração equivalente (2015-2019), em que se cria uma linha editorial docente, abrindo espaço à escrita de professores, formadores, pesquisadores da educação e outros educadores.

Continuam a se destacar do tema da escrita discente, na escola e/ou na formação, os eixos de sentido para a pesquisa:

• Escritas docentes e letramentos profissionais
• Gêneros discursivos como chave para as alfabetizações
• Falar, escrever e ler sobre escrever na escola e na formação
• A escrita em germe de professores em formação
• Oralidade, Leitura e Escrita



http://leduc-ufrj.com.br/seminario/iii-seminario-escrita-docente-e-discente


MUDANÇAS NAS DATAS NO SUBPROJETO DE INCLUSÃO

18.08.2014


Informamos que houve uma alteração nas datas do Subprojeto de Inclusão para as turmas:

Turma I - Alfabetização de Crianças com Deficiência Intelectual e Motora
Turma II - Alfabetização de Crianças com Deficiência Visual.

Ambas as turmas estavam previstas para serem realizadas nos dias 25 e 26 de agosto.
Contudo, não será possível a realização das mesmas para estas datas, por que neste período estará sendo desenvolvido o Subprojeto dos Jogos Matemáticos promovidos pelo CEEL/NEMAT.

Informamos as novas datas para as turmas I e II.

15 e 16 de setembro, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.






Aberto Ciclo de Palestras do PNAIC em Pernambuco

12.08.2014


Foi iniciado, na última quinta-feira(7), no Centro de Formação Professor Paulo Freire, o Ciclo de Palestras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa 2014 em Pernambuco. Composta por quatro etapas, a ação tem como objetivo reunir formadores, professores e alunos para discutir as oito temáticas da alfabetização mais votadas nos questionários de formação, a partir de palestrantes especializados no ensino da Língua Portuguesa e da Educação Matemática de várias universidades do País.

A primeira etapa do ciclo, sob o tema “O livro didático no Ciclo de Alfabetização”, teve como palestrantes a Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Phd em Educação Matemática pelo Institute of Education da University of London, Verônica Gitirana; e a Doutora em Educação, com pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e Coordenadora do Centro de Estudos de Educação e Linguagem (CEEL/UFPE), Eliana Albuquerque. “O livro didático não é uma camisa de força. Ele deve ser encarado como recurso auxiliar importante e que precisa ser adaptado às diferentes abordagens”, destacou a Profa. Verônica Gitirana.

Para a Profa. Eliana Albuquerque, que fez uma pesquisa sobre as mudanças nos livros didáticos de alfabetização e o uso que os professores fazem desses materiais, o livro didático continua sendo um material importante, mas outros recursos também vêm sendo muito utilizados, como os paradidáticos que fazem parte do Programa PNLD Obras Complementares. “Os professores apresentam diferentes estratégias de uso do livro didático e o valorizam pelo seu repertório textual (textos da tradição oral e do universo infantil) e atividades de alfabetização”, observou.

A segunda palestra do Ciclo acontece no próximo dia 29 de agosto, das 8h às 12h, sob o tema “Organização do trabalho pedagógico no Ciclo de Alfabetização”. O local do Ciclo de Palestras (o Centro de Formação Professor Paulo Freire) é situado na Rua Real da Torre, 226, Madalena - Recife. O número de participantes por palestras é limitado a 600 pessoas. As inscrições devem ser realizadas através do link https://docs.google.com/forms/d/1j0jIdidcFrn7XiJCxWRg6Js7JbJ1TjFNAa0NfPfbIA4/viewform?c=0&w=1. Outras informações sobre as próximas temáticas do Ciclo no site: www.portalceel.com.br.






2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921