Notícias- Centro de Estudos em Educação e Linguagem
Rede Sociais Ceel/UFPE

  • PROGRAMAS

    Programas de formação de professores da educação básica.

    Ações para treinar professores do Ensino Fundamental Ações para treinar professores do Ensino Fundamental
  • CURSOS/TURMAS

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais de ....

    Cursos para professores das redes municipais e estaduais Cursos para professores das redes municipais e estaduais
  • MATERIAIS

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas pode formadores e professores atendidos.

    Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

    O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), que tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.



    Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife - RELEITURA

    Mediadores de leitura e coordenadores das oito bibliotecas comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife estão entusiasmados com a oportunidade de agregar conhecimentos técnicos; juntar o saber acadêmico ao prazer que os move no trabalho de contribuir para democratizar o acesso ao livro e formar leitores. Numa parceria da REleitura com o Ceel – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, está em curso o projeto Formação de Gestores e Mediadores de Leitura.



    Ver todos os programas Ocultar

    Cursos

    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola Mediadores - Lista dos Aprovados:

    PROCESSO SELETIVO
    Subprojeto Mediadores de Leitura na Escola
    Mediadores - Aprovados:

    Fábio Rogério Rodrigues da Silva -15pontos
    Isamar Martins de Santana - 15 pontos
    Maria Betania do Nascimento Andrade - 15 pontos
    Luciana Lima dos Santos - 14,5 pontos
    Adilene Maria Marques Pereira - 14 pontos
    Flávia Messias Lucena Melena - 14 pontos
    Sthefano Santana Souza de Farias - 13 pontos
    Selma Maria de Oliveira - 11 pontos
    Mauro Silva de Souza - 11 pontos



    Turmas



    Ver todos os cursos e turmas Ocultar

    Caderno de apresentação

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Caderno 7 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar
  • ATUAÇÃO

    Avaliação educacional, assessoria, formação de professores...

    Atuação. Avaliação educacional, assessoria, formação de professores... Material de Apoio.Palestras,comunicações,slides e relatos apresentadas
  • NOTÍCIAS

    Conheça os critérios de participação dos cursos.

    Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos. Turmas. Conheça os critérios de participação dos cursos.
  • TESES E PESQUISAS / PUBLICAÇÕES

    Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos disponibilizadas..

    Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos... Teses e pesquisas.Materiais de palestras, comunicações apresentadas, slides e relatos...
  • PESQUISA

    O CEEL desenvolve pesquisas relativas ao ensino da língua portuguesa. Dedica-se, sobretudo, a investigar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também na Educação de Jovens e Adultos.

    Dentre as temáticas desenvolvidas, destacam-se as relacionadas à alfabetização e ao letramento, cujas abordagens compreendem princípios teórico-metodológicos ligados à psicogênese da escrita, ao letramento e ao enfoque dado à diversidade de gêneros textuais na escola.

    A construção identitária dos docentes e aprendizes é também um tema presente nas investigações dos pesquisadores do CEEL.

    Os projetos vem recebendo financiamento de agências de formento à pesquisa, tai como CNPq e FACEPE.



    FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    No CEEL funciona o Centro de Formação de Professores (CFP) que atua na formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, promovendo cursos, oficinas, palestras e debates.

    Diante das constantes mudanças nas concepções de linguagem, aprendizagem e ensino nas últimas décadas e tomando por base uma linha sócio-interacionista de trabalho, o CFP oferece cursos presenciais e semipresenciais visando atender à demanda das secretarias de educação por formação continuada de seus profissionais.



    Ver todos os programas Ocultar

    RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Resultado da seleção em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    2024_SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO PROGRAMA: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS NA UFPE E UFPE NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

    Número de vagas:
    4 bolsistas
    Período de duração da bolsa:
    Dezembro de 2024 a Dezembro de 2025.
    Carga Horária:
    A(O) bolsista deverá dispor de uma carga horária de no mínimo 20 horas semanais para se dedicar as atividades do programa no período de concessão da bolsa.

    Maiores informações no Edital em anexo

    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Ver todos os programas Ocultar

    Teses e pesquisas

    Publicações

    Programação Seminário 20 anos CEEL

    Autor:CEEL







    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações

    Catálogo de Jogos de Alfabetizzação

    Autor:Vários
    Organização:Ana Claudia R. Gonçalves Pessoa Yngrid Larissa Sales Fernandes Wilma Pastor
    Ano:2024






    Clique para mais informaçõesClique para ocultar as informações
    Ver todos os programas Ocultar


Inicio Notícias

Notícias

Entrevista com Lívia Suassuna, "Produção de textos em sala de aula: Avaliar é preciso. Saber como, também."

06.04.2015


“Hadji emprega a metáfora da avaliação como rede de palavras: avaliar é ter algo a dizer; o avaliador é o ator de uma comunicação social. Trata-se de uma rede de sentidos – o professor interpreta dados, interroga respostas, busca sinais, capta singularidades; a realidade não lhe é revelada de modo natural e espontâneo, isto é, aquilo que ele observa (um comportamento, uma atitude, um conhecimento) é um signo que está por ser interpretado; os referenciais da avaliação não servem apenas para julgar, mas para tecer uma rede de significados para compreender e agir.”
Lívia Suassuna



https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/na-ponta-do-lapis


Concurso para professor efetivo da UFPE- Campus Caruaru (Língua Portuguesa)

12.03.2015


Foi publicado em 09/03/15 edital do concurso para professor efetivo (DE 40h) da UFPE- Campus do Agreste (Caruaru). As inscrições iniciam em 12/03 e temos uma vaga para Língua Portuguesa (Português Instrumental para os Cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática, do Núcleo de Formação Docente). As aulas são noturnas e com eletivas à tarde.

Também há uma outra vaga para a área de Linguística no curso de Comunicação (curso novo que iniciará em agosto/15 e fica no Núcleo de Design).

Acesse o edital no link abaixo.



EDITAL CONCURSO - CAMPUS CARUARU




II Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas públicas de alfabetização

03.03.2015


Acontecerá em Recife o II CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização, que terá como tema “Políticas públicas de alfabetização”. O evento será realizado na Universidade Federal de Pernambuco, no período de 12 a 14 de julho de 2015.
O Congresso prevê a apresentação de relatos de experiências por professores que atuam nas classes de alfabetização com crianças, adolescentes, jovens, crianças com deficiências etc. Essa modalidade de apresentação visa tornar o Congresso de Alfabetização espaço e tempo de trocas de experiências.
Poderão se inscrever para participar do II CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, gestores educacionais e todos aqueles que se interessam pelos temas abordados nesses eventos.

As inscrições para participação no II CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização poderão ser feitas em duas modalidades: como ouvinte e com apresentação de trabalho, a partir de 15/03/2015.
As informações completas sobre o evento estão disponíveis no endereço http://abalf.org.br






Divulgada a programação do SEMINÁRIO PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO: PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE EM DISCUSSÃO

12.02.2015


Saiu a programação definitiva do Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. Confira e faça sua inscrição no link http://goo.gl/l4LPft.



PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO




2013 © CEEL/UFPE - Centro de Estudos em Educação e Linguagem - Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Educação
Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n, Cidade Universitária - CEP: 50740-530. Recife - PE - Brasil Telefone: (81) 2126.8921